Dia 378 - "Viver não é somente respirar"

Li, recentemente, a seguinte frase: "Viver não é somente respirar". Uma afirmação que parece simples e óbvia, só que não.
Costurando nosso destino, tecendo com nossas escolhas, remendando, algumas vezes, pedaços de nós mesmos, vamos produzindo uma grande 'colcha de retalhos', que chamamos de vida.
É preciso mais que vontade, é preciso coragem para encarar nossos medos, reconhecer nossos limites e lutar pelo que vai ao nosso coração.
Há escolhas que não são fáceis e trazem sofrimento, no entanto, excluindo a vitimização, temos que reconhecer que todo ser tem seu direito e que, muitas vezes, o que parece 'sofrimento' nos serve de aprendizado.
Por este motivo, diariamente, repito a mim mesma: "Aos outros o direito de ser como são e a mim o dever de ser cada dia melhor".
Enquanto Mãe, tenho consciência das minhas ações que refletem em quem de mim ainda depende, entretanto, como pessoa, só posso responder por mim.
Se quero ser feliz, certamente que Sim, só posso desejar que outros como eu, que vivem e não somente respiram, que também o sejam.
O que somos, diante da eternidade de aprendizado que nos aguarda, não passa de uma criança que ainda esboça seus primeiros passos ou está a subir uma escada, sem a plena consciência de suas capacidades.
Então, sigamos todos em Paz! Cada um a sua maneira, dentro de suas escolhas, e capacidades, pois a vida não vem com manual. E há muito o que fazer, além de respirar.

Comentários