Dia 467 - Continue a nadar

 Recentemente, assistindo um desenho chamado "Soul", com meu filho, ouvi o seguinte:

"Era a história de um peixinho que encontra um ancião e pergunta:
- Onde fica o Oceano?
- Ora! - diz o ancião. Você está no Oceano!
- Isso aqui?! - questiona o peixinho.
- Isso aqui é água, eu quero o Oceano."

As vezes, somos como o peixinho, nada mata nossa sede, nada preenche aquele vazio, nada aqui é suficiente, porque buscamos 'O Oceano'. Aquele instante perfeito, o momento certo, a pessoa adequada, o grande amor, o emprego da sua vida... Numa lista ''sem fim' cada um mergulha em si e faz sua busca de vida.
Na imensidão, uma vida não parece suficiente para podermos compreender o que vai além de tanta água.
Mas, quer saber, lembrei-me de outro desenho, um que também se passa na água, 'Procurando Nemo', e neste o Peixinho Palhaço que vive dentro de uma anêmona precisa encarar um Oceano para resgatar a quem ama. Todavia, nadando, descobre a si mesmo encarando as adversidades do caminho, faz amigos e descobre que o mar é maior e mais perigoso do que seu coral, mas, também infinitamente maravilhoso.
Necessitamos trilhar nossos caminhos, pois todos temos uma busca, uma história, dificuldades, limitações a serem superadas...Todos alternamos papeis em diferentes estágios deste percurso de aprendizado no Mar.
Não precisa ir longe para perceber que há algo maior do que nós basta abrir os olhos, olhar para o lado e notar 'O Outro', um universo singular que cabe dentro de um Mar, muitos universos, tantos que é impossível contabilizar, tantos como você e eu.
O Outro, lado de todas as coisas.
O Outro, pessoa que como nós está nesta mesma busca e também tem suas dificuldades...
O Outro, O Amor que geramos e nos permite não desistir quando achamos que estamos apenas na água.
O Outro, aquela voz da Dory nos dizendo: - Continue a nadar!
O Outro, com corpo, condição de vida diferentes, mas, que não se intimida, não se prende ao que poderia "destruir" seus sonhos e a sua capacidade de se superar.
Nemo, tinha uma nadadeira menor do que outra, mas, era só isso. Nemo, somos todos nós, mas, ele nem sequer se prendia a isso, apenas nadava...
Porque O Oceano é tudo isso que vivemos, tudo aquilo que aprendemos, somado ao imenso desconhecido que somos incapazes de compreender agora, mas, que devido a nossa centelha divina conseguimos vislumbrar a essência quando, agradecidos, nadamos neste imenso (A)Mar.
Os ensinamentos estão por toda parte e nosso destino sempre será O Oceano, mas, o que nos preenche não é encontrar isso, aquilo ou alguém...
O que permite a manutenção de toda a Vida é seu constante movimento e o fato de tudo ser mutável e fluido, tal como água que ignoramos por achar que o mais importante é sempre maior ou está mais adiante.
O Oceano Cósmico sem uma única molécula de água jamais será infinito. Por isso cada um, cada alma é amada e posta em movimento neste Mar de circunstâncias para aprendermos a nadar, para sentirmos que a vida está por toda parte e que somos parte da mesma e, portanto, somos o que buscamos, O Oceano.
Então...
"Continue a nadar! Continue a nadar!..."

GeoSRS

Comentários