Dia 457 - O Vagalume

Preciso me apegar as luzes que brilham. Que importa se lâmpadas não são vagalumes! São vagalumes para mim, naquele quadradinho ali oh!!

Preciso fugir, para dentro de mim, avisar a moça que mora lá:

- Não enlouqueça! Acalme-se! Se se perdeu, olhe pra cima! Naquele quadradinho ali!

Às vezes, frestas, figuras, lâmpadas feito vagalumes são tudo que temos... 

Qualquer luz é melhor do que a escuridão.

- Não se sufoque demais, disse o pássaro. Está vendo ali! É nossa rota de fuga, vem comigo! - completou.

E não é que senti! Que a brisa descia e nos dava mesmo a mão e num instante respirei.

Subimos passando por janelas e inúmeras cenas me chamaram a atenção, uns dormiam e outros não, mas ninguém estava a olhar pela janela, pareciam não se importar, se faltava pouco para aquele quadradinho lá do alto se fechar e ninguém, nunca mais, iria ver as luzes.

E quando estávamos, quase chegando ao topo de um edifício notei, na ponta do prédio, eu juro que vi, bem pequenino, um vagalume piscando e para minha surpresa gritava, na sua voz fininha, no limite de suas capacidades, mas tão entusiasmado como final de corrida, a torcer por nós. Ele gritava baixinho:

- Vamos vocês conseguem!!

E eu juro que o ouvi dizer:

- Eu sabia que alguma hora você ia me ver! Fiquei piscando aqui todas as noites!

E, finalmente, saímos dali. Eu e o pássaro. Mas, o vaga-lume, nos dando um 'tchau' todo feliz, ficou...

Eu sei, não queria o ter deixado lá, mas, qualquer luz, por menor que pareça, é um ponto de vida e não se arranca a vida de onde ela faz tanta falta.

E a presença daquele vagalume incansável, nesta imensa cidade que construímos e nos sufocamos, definitivamente, me faz ter esperança.

De que alguém, lá no alto, sempre está lá a torcer por nós!





Comentários

luar perdido disse…
O que temos de importante na vida é a nossa capacidade de ver os "vagalumes" que nos espreitam. Procura-los e ...deixa-los brilhar nas nossas vidas.
Querida amiga, rasga as janelas! Dá-te essas asas de pássaro e - VOA - voa bem alto, sente o sol, cheira a brisa que te afaga, brinca com essa mocinha que há dentro de você. Sabes... ela tem olhos de menina e sabe ver para além das neblinas que nos toldam o olhar; deixa-a ver por ti e, simplesmente, deixa-te levar por ela. Porque... ela irá sempre procurar os vagalumes para te indicar o caminho e dizer: "xau" quando te virem no trilho certo.

Adorei o teu texto Amiga! Isso mesmo; Respira fundo e... vai
Beijo enorme de "Luar"
Elvira Carvalho disse…
Antes de mais que bonito está o seu blog agora, e sobretudo muito mais fácil de ler para mim que ando meio cegueta.
Geo este texto, crónica, sonho ou reflexão, ou não esta muito bonito. Há muitos anos que a leio, e sempre gostei da sua escrita, meio prosa, meio poesia. Mas a sua escrita está cada dia melhor. Mais adulta, mais apaixonante.
Abraço e saúde.