Dia 494 - Onde eu também sou você

Minha avó tem um jardim, e ela conhece cada plantinha que lá está, dia a dia ela o rega mesmo nos seus 93 anos, ela tira as lagartas das folhas, cuida da terra, arranca as ervas daninhas, cria apoio para alguns caules frágeis... Às vezes ela faz escolhas difíceis, arranca alguma planta, aparentemente saudável, para dar lugar a outra, pois no seu entendimento existe uma ‘seleção natural’... Nunca saberei, se com o tempo esta decisão sempre pesa em seu coração ou se depois, de tanto arrancar algumas raízes, se acostuma com a dor...

Eu costumava matar plantas por excesso, de sede ou afogadas, escolhia somente aquelas que, apesar da minha falta de atenção, iriam sobreviver até que eu lembrasse de regá-las novamente. Mas, um dia até a planta mais forte morreu e quando me dei conta percebi que eu e ela tínhamos muito em comum... Parece clichê dizer que o ser humano é como uma planta, que relacionamentos são como plantas, mas, não é. O clichê é ordinário, mas, pessoas e relacionamentos, assim como plantas, não o são... Foi então que decidi aprender a cuidar, e um olhar mais zeloso nasceu... Se minha avó tinha mãos férteis, eu sempre tive coração fértil, então, por que não aprender a regar?!
Às vezes, o que nos mantém, não é o que cultivamos, porque tem dias que nos sentimos vazios, mas, a responsabilidade e a consciência de que outros dependem de nós. Que precisamos fazer escolhas difíceis e arrancar algumas coisas de dentro para outras nascerem, mais fortes, mais saudáveis ou, até mesmo, com mais esperança. Dia a dia visito este jardim, dia a dia lembro de minha avó e dos seus motivos para acordar tão cedo e transformar um quintal, sem qualquer atrativo, num jardim tão bonito, porque justamente traduz seu amor. Aonde todos nós vamos, de tempos em tempos, e nos surpreendemos com a vida que ele transborda.
É preciso transbordar, recomeçar, ser você mesmo, levantar-se e semear, cultivar, ver morrer e (re)nascer... Compreender que tudo é um ciclo, mutável, perfeito e infinito. Um imenso jardim, onde nos interligamos, sob o olhar do amor, sob o cuidado de amar... Sob causa e efeito. Onde ‘eu’ também sou ‘você’.

GeoSRS
Foto: Ed Clark, Life Magazine


Comentários